“A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.”

FORPROEX, 2010

As ações de extensão envolvem cursos, eventos ou projetos, coordenados por docentes e/ou técnicos admirativos do corpo social da UFRJ. O público-alvo prioritário e majoritário dessas ações são os membros da comunidade externa à UFRJ, caracterizando o foco da ação na atenção às demandas dos demais setores da sociedade.

Toda ação de extensão, por seu caráter acadêmico de formação, tem em sua execução a participação efetiva de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRJ e a participação desejável dos estudantes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação ou ensino básico da UFRJ, a fim de proporcionar-lhes vivenciar a relação ensino-aprendizagem a partir da interlocução com as demandas e problemas dos demais setores da sociedade.

Na UFRJ, as ações de extensão são cadastradas no sistema integrado de gestão acadêmica (SIGA), devidamente apreciadas e indicadas pelas instâncias acadêmicas (Unidades, Centros ou equivalentes) ao qual o proponente (coordenador) está vinculado e, avaliadas pelas comissões ad hoc da Pró-Reitoria de Extensão.

Mais informações podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ:

A seguir encontram-se algumas ações de extensão desenvolvidas com a participação do corpo social do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (DENO) da Escola Politécnica e do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da COPPE.