Produção Acadêmica

PROJETOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL – PROJETO FINAL DE CURSO

O Projeto de Graduação em Engenharia Naval é um requisito curricular complementar equivalente a uma disciplina de quatro créditos, cuja inscrição tem validade por até três períodos letivos regulares (semestres) consecutivos para sua integralização. O grau correspondente a este requisito será atribuído por uma banca examinadora por meio de avaliação em apresentação pública (defesa) do trabalho final.

A inscrição neste requisito curricular complementar é obrigatória a partir do momento em que o aluno obtiver aprovação em disciplinas cujo número acumulado de créditos seja igual ou superior ao número de créditos equivalente à integralização do sétimo período de sua habilitação, ou seja, 70% dos créditos necessários para a integralização do curso – 177 créditos no caso da Engenharia Naval da UFRJ.

proposta de Projeto de Graduação deve ser aprovada por um professor orientador e submetida à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. do Curso de Engenharia Naval pelo próprio aluno, em formulário específico, pelo menos dois meses antes da data prevista para a defesa. A proposta deve conter a identificação do aluno e do orientador, o título do trabalho, a relevância do mesmo no respectivo contexto, um resumo da metodologia a ser utilizada, os resultados esperados e um cronograma de execução. O Projeto de Graduação é um trabalho individual, admitindo-se, no entanto, a critério da Comissão de Projeto de Graduação, que um tema seja desenvolvido em conjunto por até dois alunos.

O aluno desenvolverá seu Projeto de Graduação sob a supervisão de um orientador ou de uma dupla de co-orientadores, aprovados pela Comissão de Projeto de Graduação, junto com a proposta de trabalho. O orientador, ou um dos co-orientadores, é o responsável pelo trabalho e deve ser, obrigatoriamente, um professor interno da habilitação/curso, ou seja, deve ser um professor que ministre disciplinas para a Habilitação/Curso Naval. Em caso de co-orientação, um dos co-orientadores poderá ser um membro externo, isto é, um professor ou profissional que não seja responsável por disciplinas da Habilitação/Curso Naval. No caso de haver um co-orientador externo, a proposta de Projeto de Graduação deve ser encaminhada junto com o currículo do profissional ou, pelo menos, as principais atividades por ele desenvolvidas relacionadas ao tema do trabalho.

proposta de Banca Examinadora deverá ser encaminhada para aprovação pelo orientador à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. do Curso Naval pelo menos duas semanas antes da data prevista para a defesa. A banca examinadora deve ser composta por três membros, no mínimo. Além do orientador ou dos co-orientadores, quando for o caso, a banca deve conter pelo menos mais dois membros, sendo obrigatório que um destes examinadores adicionais seja professor interno à Habilitação/Curso Naval. No caso de haver examinadores externos, a proposta de banca deve vir acompanhada dos respectivos currículos profissionais ou, pelo menos, das principais atividades desenvolvidas relacionadas ao tema do trabalho.

O texto final do Projeto de Graduação deverá ser desenvolvido num padrão semelhante ao modelo de Normas de Dissertações de Mestrado da COPPE/PENO. Uma cópia impressa encadernada do texto final e uma cópia em formato digital (PDF) deverão ser depositadas na Secretaria do Curso Naval ou entregues a um dos membros da Comissão de Projeto de Graduação pelo aluno ou pelo orientador do Projeto, pelo menos uma semana antes da data prevista para a defesa.
A defesa do trabalho deve ser divulgada previamente no DENO. Para tanto, o orientador deverá enviar mensagem eletrônica à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com antecedência mínima de uma semana, informando local, data/dia e hora da defesa.
Após a defesa, havendo solicitação de alterações no texto pela banca examinadora, o aluno terá, no máximo, trinta dias para fazer as modificações exigidas, podendo a banca examinadora estabelecer um prazo menor. Cumpridas as exigências, o aluno ou seu orientador deverão providenciar a substituição das cópias digital e impressa entregues anteriormente para a defesa, na Secretaria ou junto a um dos membros da Comissão de Projeto de Graduação. As cópias digitais das versões finais dos trabalhos aprovados serão depois disponibilizadas na rede interna do PENO/DENO.

RELATÓRIOS DE PROJETO DO NAVIO

Relatórios até 2000
Relatórios até 2002
Relatórios de 2003 – 2006