Produção Acadêmica

 

PROJETOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL – PROJETO FINAL DE CURSO

 

O Projeto de Graduação em Engenharia Naval é um requisito curricular complementar equivalente a uma disciplina de quatro créditos, cuja inscrição tem validade por até três períodos letivos regulares (semestres) consecutivos para sua integralização. O grau correspondente a este requisito será atribuído por uma banca examinadora por meio de avaliação em apresentação pública (defesa) do trabalho final.

A inscrição neste requisito curricular complementar é obrigatória a partir do momento em que o aluno obtiver aprovação em disciplinas cujo número acumulado de créditos seja igual ou superior ao número de créditos equivalente à integralização do sétimo período de sua habilitação, ou seja, 70% dos créditos necessários para a integralização do curso – 177 créditos no caso da Engenharia Naval da UFRJ.

proposta de Projeto de Graduação deve ser aprovada por um professor orientador e submetida à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. do Curso de Engenharia Naval pelo próprio aluno, em formulário específico, pelo menos dois meses antes da data prevista para a defesa. A proposta deve conter a identificação do aluno e do orientador, o título do trabalho, a relevância do mesmo no respectivo contexto, um resumo da metodologia a ser utilizada, os resultados esperados e um cronograma de execução. O Projeto de Graduação é um trabalho individual, admitindo-se, no entanto, a critério da Comissão de Projeto de Graduação, que um tema seja desenvolvido em conjunto por até dois alunos.

O aluno desenvolverá seu Projeto de Graduação sob a supervisão de um orientador ou de uma dupla de co-orientadores, aprovados pela Comissão de Projeto de Graduação, junto com a proposta de trabalho. O orientador, ou um dos co-orientadores, é o responsável pelo trabalho e deve ser, obrigatoriamente, um professor interno da habilitação/curso, ou seja, deve ser um professor que ministre disciplinas para a Habilitação/Curso Naval. Em caso de co-orientação, um dos co-orientadores poderá ser um membro externo, isto é, um professor ou profissional que não seja responsável por disciplinas da Habilitação/Curso Naval. No caso de haver um co-orientador externo, a proposta de Projeto de Graduação deve ser encaminhada junto com o currículo do profissional ou, pelo menos, as principais atividades por ele desenvolvidas relacionadas ao tema do trabalho.

proposta de Banca Examinadora deverá ser encaminhada para aprovação pelo orientador à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. do Curso Naval pelo menos duas semanas antes da data prevista para a defesa. A banca examinadora deve ser composta por três membros, no mínimo. Além do orientador ou dos co-orientadores, quando for o caso, a banca deve conter pelo menos mais dois membros, sendo obrigatório que um destes examinadores adicionais seja professor interno à Habilitação/Curso Naval. No caso de haver examinadores externos, a proposta de banca deve vir acompanhada dos respectivos currículos profissionais ou, pelo menos, das principais atividades desenvolvidas relacionadas ao tema do trabalho.

O texto final do Projeto de Graduação deverá ser desenvolvido num padrão semelhante ao modelo de Normas de Dissertações de Mestrado da COPPE/PENO. Uma cópia impressa encadernada do texto final e uma cópia em formato digital (PDF) deverão ser depositadas na Secretaria do Curso Naval ou entregues a um dos membros da Comissão de Projeto de Graduação pelo aluno ou pelo orientador do Projeto, pelo menos uma semana antes da data prevista para a defesa.
A defesa do trabalho deve ser divulgada previamente no DENO. Para tanto, o orientador deverá enviar mensagem eletrônica à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com antecedência mínima de uma semana, informando local, data/dia e hora da defesa.
Após a defesa, havendo solicitação de alterações no texto pela banca examinadora, o aluno terá, no máximo, trinta dias para fazer as modificações exigidas, podendo a banca examinadora estabelecer um prazo menor. Cumpridas as exigências, o aluno ou seu orientador deverão providenciar a substituição das cópias digital e impressa entregues anteriormente para a defesa, na Secretaria ou junto a um dos membros da Comissão de Projeto de Graduação. As cópias digitais das versões finais dos trabalhos aprovados serão depois disponibilizadas na rede interna do PENO/DENO.

 

RELATÓRIOS DE PROJETO DO NAVIO

 

Relatórios até 2000
Relatórios até 2002
Relatórios de 2003 – 2006
Relatórios de 2006
Relatórios de 2008
Relatórios de 2009
Relatórios de 2010
Relatórios de 2011
Relatórios de 2012
Relatórios de 2013
Relatórios de 2014
Relatórios de 2015
Relatórios de 2016

               UFRJ              Escola Politécnica - UFRJ             logo coppe             logo capes             cnpq logo             

Av. Athos Silveira, 149 - CT - Bloco C - Sala 203 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ - CEP 21.945-970

UFRJ Engenharia Naval e Oceânica - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ