AMIGOS DE BOUSSINESQ

 

O Grupo fomenta ações cooperativas entre docentes, pesquisadores e alunos de 9 instituições brasileiras (UFRJ, UNESP, UFRGS, UFRN, UNIFEI, UFES, UFF, UFPR, UEZO) e 4 portuguesas (LNEC, UNL, IST, ISEL), visando criar infra-estrutura para condução de pesquisa experimental, teórica e numérica sobre a propagação de ondas em águas rasas.

 

Em junho/2001, a CAPES aprovou o projeto PROCAD 0144/01-0, formalizando a criação da “Rede Cooperativa de Pesquisa sobre Hidrodinâmica Costeira e de Águas Rasas – Amigos de Boussinesq” entre COPPE/UFRJ, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP e Instituto de Pesquisas Hidráulicas/UFRGS. Desde então foram aprovados 4 projetos no âmbito do PROCAD e 3 projetos no âmbito CAPES-FCT. Até 2015, foram formados 12 doutores, 13 mestres e 8 alunos de IC com apoio do PROCAD, além de 6 professores de IES brasileiras terem realizado atividades de pós-doutorado em Portugal com apoio CAPES/FCT desde 2006.

 

De janeiro de 2006 a dezembro de 2012, o Grupo desenvolveu o Projeto ONDISA – Monitoramento de Ondas no Lago de Ilha Solteira (CT Aquaviário) (UFRJ, UNESP e UFRGS).

 

Clique aqui para ir ao site

               UFRJ              Escola Politécnica - UFRJ             logo coppe             logo capes             cnpq logo             

Av. Athos Silveira, 149 - CT - Bloco C - Sala 203 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ - CEP 21.945-970

UFRJ Engenharia Naval e Oceânica - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ