LABSEN

 

Criado em 2006, atende à demanda por tecnologia de simulação de processos de construção naval e manufatura digital. Atua no ensino, na pesquisa e em serviços de desenvolvimento de modelos de simulação relacionados aos processos de construção naval e offshore. Promove capacitação tecnológica e de pessoal relacionada à construção, instalação e manutenção dos sistemas oceânicos.


O Labsen dispõe de infraestrutura física e softwares de última geração e equipe de trabalho composta de docentes, alunos de graduação e pós-graduação. Suas principais linhas de pesquisa são aplicadas aos processos de transporte, logística, produção, fabricação e manutenção de estruturas navais e offshore. Avalia o desempenho dos processos pelo desenvolvimento de simulação por eventos discretos, melhoria da utilização de recursos pela identificação dos gargalos e a aplicação de algoritmos de otimização. Promove ainda avaliação da produtividade e desenvolvimento de indicadores de desempenho, avaliação dos riscos (tempo e custos) associados à produção e à aplicação e melhora das ferramentas de lean manufacturing.


Dedica-se também à avaliação de estaleiros existentes e à avaliação prospectiva de processos para diferentes cenários tecnológicos e gerenciais, de forma a apoiar decisões administrativas, planejamentos de estaleiros, desenvolvimento de processos construtivos, operacionais ou de gestão, e investimentos de capital.


O laboratório está vinculado ao Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ.

 

Clique aqui para ir ao site

               UFRJ              Escola Politécnica - UFRJ             logo coppe             logo capes             cnpq logo             

Av. Athos Silveira, 149 - CT - Bloco C - Sala 203 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ - CEP 21.945-970

UFRJ Engenharia Naval e Oceânica - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ