LEDAV

 
Em 1978, foi fundado o Laboratório de Estruturas Navais (LEN), primeiro laboratório do Programa de Engenharia Naval e Oceânica (Peno), com o objetivo de implantar uma tecnologia experimental a ser utilizada em estruturas de navio. Em 1984, o LEN assumiu uma parceria com a Petrobras para o desenvolvimento de métodos de avaliação da condição mecânica de máquinas instaladas em plataformas e que logo se estendeu para refinarias e estações de bombeamento da empresa.
 
Em 1998, o LEN passou a se chamar Ledav e, desde então, realiza projetos de pesquisa que envolve supervisão e diagnóstico de máquinas e estruturas, medição de ruído e vibração em navios e plataformas, investigação de causas de vibração excessiva em máquinas e estruturas, medição de esforços combinados em eixos e análise de balanceamento em turbomáquinas. 
 
O Ledav avança nessas pesquisas por meio das disciplinas ministradas, de projetos finais de curso, teses de mestrado e doutorado, sempre que possível com comparação entre modelos teóricos, numéricos e resultados experimentais.
 
Os clientes do Ledav incluem Petrobras, Marinha do Brasil, estaleiros, empresas de projeto, classificadoras, usinas de açúcar e álcool, refinarias de petróleo, entre outros. O Ledav aderiu ao Sistema de Gestão Integrada da Coppe/UFRJ e está em permanente implementação de procedimentos internos que visem à melhoria das pesquisas e dos serviços prestados.
 
O laboratório é vinculado ao Programa de Engenharia Naval e Oceânica.
 

               UFRJ              Escola Politécnica - UFRJ             logo coppe             logo capes             cnpq logo             

Av. Athos Silveira, 149 - CT - Bloco C - Sala 203 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ - CEP 21.945-970

UFRJ Engenharia Naval e Oceânica - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ