O Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da COPPE, no qual está instalado o mais profundo tanque oceânico do mundo, promove, dias 14 e 15 de abril 2005, workshop internacional sobre a área offshore. O evento comemora dois anos de atividades do tanque, que vem atuando com sucesso em projetos inovadores de concepções de unidades flutuantes e procedimentos de instalação voltados para a indústria de petróleo e do gás. O evento está sendo realizado no Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE, no Parque Tecnológico da UFRJ, Ilha do Fundão.

Amanhã, dia 15, o evento contará com dois destaques: às 11:30, o oceanógrafo alemão, Gunther Clauss, um dos destaques internacionais do evento, vai apresentar resultados do recente estudo sobre ondas gigantes coordenado pelo pesquisador da Universidade Técnica de Berlim . Em fevereiro deste ano, Gunther simulou em seu laboratório, pela primeira vez no mundo, a formação de ondas que podem atingir mais de 30 metros de altura. Segundo o pesquisador, essas ondas foram responsáveis nas duas últimas décadas pelo naufrágio de mais de 200 embarcações de grande porte, cujos acidentes não deixaram rastros. Até então, esses acidentes eram considerados de origem desconhecida. Os testes realizados na Universidade de Berlim mostraram que as ondas gigantes se formam em dias de tempestade por meio da superposição de várias ondas a uma velocidade o dobro do normal. O resultado pode chegar à formação de uma parede d’água de mais de 30 metros de altura capaz de partir ao meio e afundar em poucos segundos até navios cargueiros.

Às 17 horas, será realizada uma redonda sobre o tema “Novas tecnologias para a exploração e produção de petróleo e gás offshore”, que contará com as presenças do engenheiro José Fantine, o diretor do CENPES/Petrobras, Ricardo Beltrão, o diretor da ANP, Newton Medeiros, o presidente da Projemar, Tomazzo Garcia, e o professor do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ, Segen Estefen.

Tanque oceânico: dois anos desenvolvendo tecnologias inovadoras

Equipado com o mais profundo tanque oceânico do mundo, capaz de simular fenômenos que ocorrem em lâminas d`água superiores a 2 mil metros de profundidade, o LabOceano representa um suporte tecnológico estratégico para o Brasil e para as indústrias do setor petrolífero e naval. O avanço das atividades de exploração e produção de óleo e gás offshore em lâminas d’água ultraprofundas vem exigindo o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais apuradas com a realização de ensaios de modelos físicos. Para se somar à infra-estrutura do LabOceano, começa a ser construído no próximo mês o gerador de correntezas do tanque.