Eventos

As comemorações dos 50 anos do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ iniciam nesta sexta-feira, dia 26 de maio 2017, com uma homenagem ao professor Dimitri Rostovtsev, do Instituto Naval de Leningrado. A convite do professor Alberto Luiz Coimbra, Dimitri chegou ao Brasil, em 1969, para ajudar a estruturar o recém-criado Programa de Engenharia Naval da Coppe. O engenheiro russo passou dois anos na Coppe (1969 a 1971) e fez parte da banca que avaliou a primeira tese de doutorado defendida na instituição por Alcebíades Vasconcelos Filho, então aluno do Programa de Engenharia Civil.

Como parte da programação será realizada uma videoconferência entre pesquisadores da Coppe e da Universidade Estatal de São Petersburgo (ex- Universidade de Leningrado) e firmado um convênio entre a Coppe e a universidade russa. Na ocasião será relembrada a trajetória do professor russo, falecido em 1992, que atuou em duas linhas de pesquisa: hidrodinâmica e estrutura de navios. A contribuição do professor Dimitri e os avanços nessas duas linhas de pesquisa serão tema de palestra dos professores Sérgio Sphaier e Murilo Vaz.

O evento será realizado, de 9h30 às 12h, no auditório do programa, no Bloco C, sala 208, Centro de Tecnologia.

Ao longo do ano, o Programa de Engenharia Oceânica realizará vários seminários sobre importantes temas para o setor, como: Rumos da Construção Naval; Engenharia Offshore; Engenharia Costeira; Máquinas Marítimas; Linhas de Pesquisa e Novas Tendências.