O projeto consiste em uma exposição permanente que oferece uma viagem no primeiro veículo de Levitação Magnética do Brasil e o primeiro do mundo, que se vale da propriedade diamagnética dos supercondutores. Além disso, informações didáticas são disponibilizadas na forma de vídeos educacionais, material impresso e orientação oferecida por monitores.

O objetivo maior do projeto é despertar a curiosidade do público visitante, especialmente crianças, jovens e professores do ensino básico, para as atividades profissionais em física, urbanismo, engenharia, arquitetura entre outras. Apresenta-se todo o processo de construção do desenvolvimento da Tecnologia de Levitação Magnética, desde sua prova de conceito, passando por modelos em escala reduzida, modelos em escala real ainda dentro do laboratório, até a aplicação final. Complementarmente, são oferecidas palestras em escolas e universidades para grupos interessados.

  • Situação: Em andamento.
  • Integrantes: Antonio Carlos Ferreira, Bianca de Carvalho Pinheiro (PEnO|DENO), Elkin Ferney Rodriguez Velandia, Richard Stephan (Coordenador), Rubens de Andrade Junior.