Eventos

O Clube da Escrita conversa sobre “O processo da escrita científica: da primeira ideia até a publicação” no próximo dia 19 de maio, às 14 horas, com a participação de Jean-David Caprace, professor e coordenador do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da Coppe/UFRJ. O encontro terá  tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

A proposta da live é apresentar o processo da escrita científica porque ao compreendê-lo o aluno aumenta suas chances de bem-sucedido na publicação de artigos de alto fator de impacto. Caprace, que também é Editor-chefe da revista científica Marine Systems and Ocean Technology (Springer), discutirá as várias fases da escrita cientifica – do nascimento da primeira ideia até a publicação – abordando os processos de escrita, a submissão, a revisão por pares, a publicação, a indexação e a gestão das publicações online. E, ainda, dará algumas dicas de técnicas e ferramentas que podem ajudar ao aluno a ser mais eficiente no seu processo de escrita.
A mediação será realizada por George Victor Brigagão, doutor pelo Programa de Engenharia Ambiental (PEA/POLI-EQ/UFRJ) e um dos vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2020, no qual foi agraciado pela autoria de uma das três melhores teses do país.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.