Infraestrutura

O departamento de Engenharia Naval e Oceânica (DENO) da Escola Politécnica e o Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da COPPE localizam-se no Centro de Tecnologia do Campus UFRJ da Ilha do Fundão, em uma área com cerca de 250.000 m2. O Centro de Tecnologia (CT|UFRJ) também abriga a Escola de Química e a Escola Politécnica (POLI|UFRJ), responsável pelos cursos de graduação em engenharia. As atividades acadêmicas desenvolvem-se, principalmente, no segundo andar do Bloco C e no Bloco I (I-2000) do Centro de Tecnologia da UFRJ (CT1). Mas, há grandes laboratórios situados fora da área do CT da UFRJ, como o LabOceano, o NEO, localizados no Parque Tecnológico da UFRJ e o Polo Náutico.

O departamento de engenharia Naval e Oceânica possui excelente infraestrutura de escritórios e salas de aula climatizadas, com recursos multimídia e rede sem fio em toda a área, bem como de um confortável auditório, com capacidade para 110 pessoas e recursos de teleconferência. A Secretaria, Coordenação e a administração da infraestrutura localizam-se na sala C203, no segundo andar do Bloco C do CT/UFRJ.

É importante observar que o conjunto POLI e COPPE é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina, e conta com uma ampla e moderna infraestrutura, capaz de recepcionar projetos industriais públicos e privados. A COPPE possui mais de 100 laboratórios, com destaque para alguns laboratórios do PEnO, tais como o LABOCEANO, que abriga um dos mais importantes tanques para ensaios de simulação offshore do mundo, e o Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS). Um curto vídeo institucional da COPPE (edição 2020) destaca a importância da infraestrutura dos laboratórios e das linhas de pesquisa do programa de Engenharia Oceânica.

Conheça a COPPE|UFRJ

Esses Laboratórios têm relevância nacional e internacional na área de exploração de petróleo e gás offshore. São polos de desenvolvimento científico e tecnológico, com forte interação com o setor produtivo, e atrai pesquisadores e alunos de vários centros do Brasil e do exterior. Outros Laboratórios de destaque do PEnO são o Laboratório de Ondas e Correntes (LOC), o Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO), de grande relevância na área de E&P, o Laboratório de Ensaios Dinâmicos e Análise de Vibrações (LEDAV), o primeiro grande laboratório do PEnO, que atua na área de vibração de estruturas flutuantes e plantas industriais. Também são destaques o Laboratório de instrumentação Oceanográfica (LIOC), que faz pesquisa básica e aplicada na área de coleta e análise de dados oceanográficos fundamentais para exploração de recursos do mar, o Laboratório SisBaHiA (Sistema Básico de Hidrodinâmica Ambiental) com grande relevância na simulação hidrodinâmica na área ambiental, e o Laboratório de Dinâmica de Sedimentos Coesivos (LDSC) que realiza pesquisa fundamental para intervenções costeiras.

Recursos de Informática

O Laboratório de Informática da Engenharia Naval e Oceânica (LABNAV) possui uma série de micro-computadores, interligados em rede e com acesso à Internet. De uso exclusivo dos alunos do curso de Graduação do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (POLI-UFRJ) e os de Pós-Graduação do Programa de Engenharia Naval e Oceânica (COPPE- UFRJ), o LABNAV possibilita que alunos de graduação, mestrado e doutorado ocupem o mesmo espaço, o que facilita a troca de experiências entre níveis de ensino. Há disposição um cluster, SGI ALTIX XE com 384 núcleos, de última geração utilizado principalmente pelos pesquisadores lotados nos laboratórios e pelos alunos de pós graduação para realizar simulações numéricas complexas.

Biblioteca

O PEnO utiliza as instalações da Biblioteca Central do Centro de Tecnologia, localizada no Bloco B do Edifício do CT. Totalmente informatizada, a biblioteca integra a rede da UFRJ através da base MINERVA, oferecendo a seus usuários todas as facilidades em termos de consulta e pesquisa , entre os quais os seguintes serviços locais e remotos: consulta local, empréstimo domiciliar de livros e periódicos, sistema de referência, acesso a bases de dados via Internet, pesquisa bibliográfica a bases de dados em CD-ROM e on-line e a microfichas do Catálogo Coletivo Nacional, do Catálogo Coletivo de Anais e Eventos do CIN/CNEN, solicitação de cópias de artigos, no Brasil através do COMUT e no exterior através da BRITISH LIBRARY ON LINE, sendo também o núcleo provedor da Rede ANTARES. Através do Programa de Engenharia Oceânica, a Biblioteca Central do CT é membro da International Association of Marine Sciences Libraries and Information Centers (IAMSLIC) com sede nos EUA, que tem permitido fazer o intercâmbio de publicações com uma rede mundial de bibliotecas dedicadas a assuntos do mar.

A Biblioteca possui um acervo de cerca de 54000 livros e 560 títulos de periódicos assinados. A infra-estrutura computacional conta com 23 computadores, sendo dois com multimídia, além de servidores, impressoras e leitoras de código de barras e 6 impressoras. Além disso, existe uma “Biblioteca Virtual” com 12 computadores ligados à rede da Biblioteca operando exclusivamente com software ALEPH, 1 servidor dedicado, 1 servidor de cd-rom com capacidade para 16 cds, onde os usuários podem consultar diversas bases bibliográficas on-line, dentre as quais a base MINERVA, Web of Science, EBSCO, Gale Group, A ST Plus, OVID, Science Direct, SCOPUS, EiEngineering Village, EiCompendex Web e Proquest. A Biblioteca do CT e filiada ao ISTEC – Ibero American Science and Technology Education Consortium, formado por instituições educacionais, industriais e de pesquisa da península ibérica e das Américas. O ISTEC patrocina o LIGDOC, serviço de interligação de bibliotecas da área de Engenharia disponível na Biblioteca Virtual, cujo objetivo é a transmissão de documentos via Internet utilizando o software Ariel.

Mais recentemente a UFRJ integrou a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) que consiste em um Serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras por meio da integração de suas bases de dados. Seu objetivo é facilitar a disponibilização e o acesso a serviços web. Isso possibilita uma nova forma de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. A participação no CAFe traz maior segurança no uso e na guarda de dados, permitindo também o acesso aos conteúdos do Portal de Periódicos Capes e outros serviços e plataformas de informação. É possível o uso via Smartphone baixando o aplicativo do Portal de Periódicos da Capes para iPhone e Android.

A UFRJ também integra o EduRoam que consiste em uma rede mundial de instituições de educação que permite que os seus usuários possuam acesso Wi-fi livre e gratuito em milhares de pontos, distribuídos em mais 90 países ao longo do globo.

Auditório – sala C-208

O Auditório tem capacidade para 102 pessoas sentadas. O espaço é destinado principalmente para a realização de atividades de cunho acadêmico, científico e cultural, recepção aos novos alunos, atividades administrativas, congressos, conferências, seminários, colóquios, workshops e atividades afins.

Os pedidos de reserva, segundo as normas para utilização, deverão ser feitos diretamente através de formulário próprio e enviados para os seguintes e-mails: lucianita@oceanica.ufrj.br e secretaria.naval@poli.ufrj.br.

Seguem os formulários: