História
Graduação: Engenharia Naval e Oceânica
O curso de Engenharia Naval da Escola Politécnica da UFRJ foi criado no contexto da implantação da moderna indústria de construção naval brasileira, em 1959, voltado para a formação de profissionais relacionados às áreas de projeto, construção naval e máquinas marítimas.
Com o tempo, o curso ampliou sua grade curricular, abrangendo disciplinas direcionadas também para outros segmentos como offshore, transportes aquaviários e embarcações especiais.
A partir do sólido conhecimento adquirido sobre os aspectos hidrodinâmicos, estruturais e mecânicos durante o curso de Engenharia Naval e Oceânica, os diplomados poderão atuar na indústria naval com mecânica pesada, fabricação de máquinas, projeto e construção de equipamentos; em projetos para a construção de navios, lanchas, veleiros e plataformas de produção de petróleo, nos Transportes Aquaviários (Marítimos e Fluviais) e, de forma única, em inúmeras atividades que envolvem a exploração e produção sustentável de recursos do mar, como o petróleo. Esta dupla formação profissional permite ao graduado maiores oportunidades de trabalho em sua área de atuação.
Pós-Graduação: Engenharia Oceânica
O Programa de Engenharia Oceânica iniciou suas atividades de ensino de pós-graduação e pesquisa em 1967 e apresenta duas áreas de conhecimento: Engenharia Naval e Offshore e Engenharia Costeira e Oceanográfica.
A área de Engenharia Naval e Offshore está voltada para análise, projeto construção e operação de navios e plataformas oceânicas.
A área trata do comportamento hidrodinâmico e estrutural de sistemas oceânicos, projeto de navios e embarcações marítimas e fluviais, plataformas offshores e veículos submersíveis, novos materiais, transporte aquaviário, aspectos mecânicos de motores e propulsores e instalações de navios, plataformas oceânicas e energia das ondas.
A área de Engenharia Costeira e Oceanográfica lida com assuntos pertinentes aos aspectos físicos do meio ambiente marinho, bem como a interação do mar com a costa e as intervenções do homem neste meio ambiente.
A área trata da dinâmica de escoamentos e qualidade da água em estuários, baías e costas, dos processos sedimentológicos litorâneos e estuarinos, da mecânica de geração e propagação de ondas, projeto de obras marítimas e portuárias e da contribuição da engenharia para estudos de gerenciamento costeiro.