Artigo

A aplicação de energias renováveis na indústria de petróleo e gás está alinhada ao esforço global de desaceleração do aquecimento global e à estratégia da maioria das empresas de petróleo que estabeleceram metas próprias de descarbonização.

Além do contexto ambiental, o uso das renováveis nas plataformas proporciona uma redução do custo energético nas instalações, sobretudo se elas estiverem localizadas em áreas remotas onshore ou offshore.
Embora os custos das renováveis ainda sejam superiores ao dos combustíveis fósseis, a evolução tecnológica e o aumento da demanda estão criando condições para a redução de custos dos projetos e aumentando a competitividade nesse setor.

Considerando alguns desafios da indústria – entre esses, a alta demanda energética das atividades de extração, processamento, recuperação até mesmo transporte dos produtos – e ao mesmo tempo garantir operações mais eficientes e sustentáveis, a COPPE|UFRJ conduz diversos estudos no campo de geração de energia em plataformas de petróleo a partir de fontes renováveis.

Ler o artigo completo publicado na Subsea World Brazil Magazine no dia 3 de maio de 2021.