Notícias

O coordenador do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, professor Jean-David Caprace, participou na última terça-feira, 1º de dezembro, do lançamento do Cluster Brasileiro de Inteligência Artificial para Navios. O objetivo do Cluster é fortalecer o intercâmbio entre empresas, instituições e entidades de todo o Brasil, em pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos no setor.

O evento contou a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes, que garantiu parceira na criação do novo cluster, além do financiamento em projetos de inovação, e destacou a provável aprovação do Projeto de Lei Complementar 135/2020 (ainda em tramitação), que veda o contingenciamento de recursos para ciência, tecnologia e inovação.

Professor Jean-David Caprace destacou, em sua apresentação, projetos em desenvolvimento na Coppe, com algoritmos e Inteligência Artificial, voltados para embarcações autônomas, como Unmanned Surface Vehicle (USV), embarcações de superfície autônoma não tripulada de pequeno porte, e Autonomous Underwater Vehicle (AUV), veículos submarinos autônomos voltados para o setor de exploração de óleo e gás.

Estiveram presentes ao evento o senador Esperidião Amin (PP-SC) e a deputada federal Ângela Amin (PP-SC) que estão elaborando projeto de lei de regulamentação da Inteligência Artificial no setor naval.