As ações de popularização-divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação que visam à apropriação social do conhecimento são relevantes na medida em que contribuem para a formação permanente da cidadania e na ampliação da qualificação científico-tecnológica-cultural da sociedade. Desta forma, cabe às ações a elas relacionadas o importante papel de informar e, até mesmo, educar cientificamente a população através dos mais variados processos de comunicação.

O projeto visa desenvolver e consolidar ações de popularização-divulgação de Ciência, Tecnologia, Inovação, Artes, Cultura, Educação Ambiental e Saúde, de caráter interdisciplinar, transdisciplinar e interinstitucional, com a participação de várias unidades acadêmicas da UFRJ, outras instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e espaços de ciência não formal como o Museu da Geodiversidade/Instituto de Geociências da UFRJ.

No escopo das atividades realizadas no âmbito da proposta na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFRJ, destaca-se o entrelaçamento entre Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação, Artes, Cultura, Meio ambiente e Saúde, como elementos constitutivos indissociáveis, capazes de catalisar o desencadeamento de ações que possibilitem ao público participante, principalmente grupos socialmente vulneráveis e estudantes da Educação Básica, do Estado do Rio de Janeiro, uma formação cidadã, voltada para o paradigma do desenvolvimento sustentável.

• Processo: 440288/2018-5, chamada cnpq/mctic-seped nº 14/2018 – SNCT (2018).
  • Situação: Concluido em 2018.
  • Integrantes: Bianca de Carvalho Pinheiro (PEnO|DENO), Francisco Thiago Sacramento Aragão, Maria Mello de Malta, Selene Alves Maia (Coordenadora), Carla Veronica Machado Marques, Luiz Cláudio Gomes Pimentel, Rodrigo Volcan Almeida, Renato Augusto da Silva Monteiro, Gerard Emile Grimberg, Katia Leite Mansur, Gleide Alencar Nascimento Dias, Gilberto Dolejal Zanetti.
  • Prêmio: Agraciado com menção honrosa na 9ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc 2018) da UFRJ.