A revista Veja Rio publicou em seu portal hoje, dia 18 de junho, uma matéria sobre a importância da UFRJ para a sociedade, com participação de quatro professores da Coppe que coordenaram estudos considerados como “exemplos de contribuições decisivas” que saíram da UFRJ: Segen Estefen (Oceânica), Leda Castilho (Química), Thiago Aragão (Civil) e Cláudio Miceli (Sistemas e Computação).

“Trata-se de uma portentosa engrenagem de produção de conhecimento que, historicamente, tem colaborado de forma relevante com o avanço do saber”, diz trecho da matéria da revista, cuja edição imprensa começa a circular amanhã.

Na matéria, Segen Estefen aborda as vantagens para o país da histórica parceria entre a Coppe e a Petrobras, e a transferência do conhecimento para propiciar a geração de energia limpa no mar, a exemplo da Usina de Ondas. Leda Castilho fala da criação da cópia fidedigna da Proteína S para variadas aplicações no combate ao coronavírus, a exemplo do teste sorológico mais barato, produção de soro equino que neutraliza variantes brasileiras do vírus, e da vacina UFRJ-Vac em desenvolvimento.

Thiago Aragão fala da recente parceria firmada com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para aprimorar a pavimentação de todas as rodovias federais do Brasil. Claudio Miceli aborda, entre outras iniciativas, o projeto UaiCup que, desenvolvido por alunos de variadas unidades da UFRJ, conquistou a maratona de inovação do leite e derivados, promovido pela Embrapa. Trata-se de uma caneca com software que permite analisar a qualidade do leite, ainda na fazenda, e armazenar os dados em um aplicativo.

Consultar o artigo em: https://vejario.abril.com.br/cidade/ufrj-cortes-verba-pesquisa/