O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (DENO) da Escola Politécnica e o Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vêm manifestar o seu pesar pelo falecimento do nosso professor Protasio Dutra Martins Filho.

O Professor Protasio Dutra Martins Filho teve uma atuação destacada na área de Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos. Formado engenheiro naval pela UFRJ em 1974 foi admitido como Professor em 1976, obteve seu mestrado pela UFRJ em 1978 e doutorado em 1984 pela ‘University of Strathclyde’ no Reino Unido.

Participou ativamente da vida acadêmica da engenharia naval na UFRJ bem como teve destacada atuação administrativa na Universidade. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Naval da Escola Politécnica (POLI), Coordenador do Programa de Engenharia Naval e Oceânica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). Ocupou cargos de Diretor Adjunto de Ensino e Cultura da Escola de Engenharia da UFRJ de 1991 a 1993, Chefe do Departamento de Engenharia Naval de 1999 a 2004, Vice-Diretor Pró Tempore na Faculdade de Direito em 2005, Coordenador de Integração Acadêmica do Centro de Tecnologia (CT) de 1994 a 1998 e de 2006 a 2014.

Rendemos nossa homenagem ao Professor Protasio Dutra Martins Filho e transmitimos nossos sentimentos de pesar à família.

A chefia do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (DENO), coordenação do Curso de Engenharia Naval (CENO) da Escola Politécnica e a coordenação do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da COPPE.