Dados publicados pelo Ranking Global de Assuntos Acadêmicos 2021 (Gras, na sigla em inglês) apontam que a Engenharia Oceânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a melhor das Américas e a 27ª melhor do planeta, conforme estudo da consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. A pesquisa classificou apenas 50 instituições de ensino superior para a pesquisa no mundo, entre quatro mil universidades. O resultado colocou a UFRJ à frente de outras instituições renomadas, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e a Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Com curso de graduação oferecido pela Escola Politécnica (Poli) e cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), a UFRJ é a única representante da América Latina no ranking.

O Gras é a subdivisão temática do Ranking Mundial Acadêmico de Universidades (ARWU). Elaborado anualmente, o ranking está dividido em 54 temas, os quais estão organizados em cinco grandes áreas do conhecimento: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

Para o professor Jean-David Caprace, coordenador do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, o resultado é fruto da qualidade da produção acadêmica na Universidade.

Há cinco anos, a Engenharia Oceânica da UFRJ está entre as 50 melhores do mundo no chamado Ranking de Xangai, na sua área temática. Esse ótimo desempenho reflete a qualidade da infraestrutura laboratorial e a excelência da produção acadêmica reconhecida internacionalmente em publicações indexadas de alto fator de impacto.